domingo, 7 de março de 2010

A Lenda de Dionísio

Falamos muito aqui sobre diversas coisas, como bebidas, sexo, arte, sociedade, tabus, mitologia grega... Só acho que acabamos esquecendo o básico e o mais importante para nosso blog: falar sobre Dionísio. No futuro pretendo contar algumas coisas mais detalhadamente, mas não é correto obrigá-los a consultar o google. Hoje vou contar brevemente sua lenda. Deixo para interpretá-la outro dia de modo que o texto não fique tão grande. Sigamos então às devidas apresentações.

A lenda de seu nascimento começa com Zagreu, filho de Zeus com Perséfone. Hera ficou com ciúme e mandou titãs, com os rostos cobertos de pó para não se fazerem reconhecer, matarem a criança. Eles devoraram o bebê e seu pai só recuperou o coração do pequeno deus. A seguir, o rei dos deuses engoliu o órgão e logo depois fecundou a princesa tebana Sêmele.

Hera novamente interferiu. Disfarçando-se da ama da princesa, colocou a dúvida em seu coração e a convenceu a exigir que o pai dos deuses se mostrasse a ela em todo o seu esplendor. Ele realizou o pedido e o palácio e o corpo de Sêmele entraram em combustão na presença dos raios divinos. Zeus não pôde salvar a mortal, mas retirou o filho de seu ventre e o pôs para terminar a gestação em sua coxa.

Quando Dionísio nasceu, Hermes levou-o para ser criado pela família de sua tia. Hera soube e enlouqueceu a todos no palácio para que o bebê acabasse sendo morto. Hermes novamente o resgatou e levou para junto das ninfas no monte Nisa. O pequeno deus teve como tutor o velho sátiro Sileno, beberrão de marca maior, mas também um grande sábio.

Enlouqueceu, foi curado, criou o vinho, espalhou a cultura da vinha pela Ásia, derrubou reis, casou-se com a mortal Ariadne e mais uma série de feitos dignos do panteão grego. Tudo isso fez uma legião de seguidores se formar atrás deles e garantiu-lhe o devido lugar no Monte Olimpo.

Antes que venham dizer que estou errado, que isso, que aquilo, aviso que sei das outras lendas que falam sobre o deus e que são bem diferentes do que narrei. Ou então que vocês vão encontrar uma ordem diferente se pesquisarem na internet. O fato é que são lendas muito antigas que acabaram se perdendo e se misturando no tempo. Fica difícil ter uma história oficial como acontece com os mitos da bíblia. Escolhi as versões e a ordem que me pareceram mais harmônicas entre si. E é a história do deus não é tão importante quanto aquilo que ele representa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário