quarta-feira, 24 de março de 2010

Auto-nudez Censurada

O artista plástico Phuong Vu Manh foi "convidado" a retirar uma escultura que reproduz sua nudez do Centro Cultural Francês, em Hanoi, no Vietnã, por recomendação das autoridades locais. Segundo diplomatas franceses que administram o espaço, não se trata de uma censura, apenas um “problema administrativo”. Aham, sei... ¬¬


Com a ajuda de um amigo, Vu Manh colocou a escultura na garupa de uma moto e a retirou do centro cultural.

O cara pode ser egocêntrico por fazer uma obra da própria nudez e pode ser mentiroso por ter feito um pênis com mais d 4cm, mas temos que admirar sua genialidade no desfecho desta história. Aposto que ele poderia ter levado de carro, taxi, caminhão, helicóptero... Mas optou por uma lambreta!


Imagino ele pensando...
"Se não posso expor minha obra no centro cultural por causa de um conservadorismo besta, vou usar a ordem das autoridades como desculpa pra desfilar com a estátua pela cidade e mostrar meu pinto pra todo mundo!" Simplesmente genial.

Lembra um pouco o que as Havaianas fizeram quando foram censuradas no comercial da Vovó Moderninha e, mais recentemente, o que a Devassa fez quando o comercial da Paris Hilton foi censurado pelo CONAR. Reparem nas tarjas pretas censurando a logo.


Eu gosto muito dessa estratégia de usar o humor ou até a própria censura pra dar destaque ao trabalho ou produto, mas será que existe alguma forma melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário