quarta-feira, 17 de março de 2010

Arte e Cerveja

Cerveja Cruzcampo seleção especial, de Ana Soler

Intitulada Cerveja e Arte, a exposição recém-inaugurada em Madri traz pinturas, esculturas, colagens, fotografias e arte digital que retratam o famoso suco de cevada. A maioria das cervejas homenageadas são espanholas e tradicionais, eleitas por artistas locais, mas também há cervejas estrangeiras imortalizadas por artistas internacionais de 8 países.

Cerveja Judas, de Pedro Grifol

A curadoria da mostra afirma que fez um único requisito para os artistas: escolher uma marca de cerveja e então dedicar-lhe uma obra “inspirada em muitos casos em sua apreciação do sabor”.

Cerveja Reina, de Juanmi Marquez

Os quadros revelam uma grande diversidade de escolhas e temas, apesar de terem em comum a cerveja. Alguns artistas optaram por usar a bebida como inspiração para obras abstratas, enquanto outros, como o artista espanhol Pedro Grifol, optaram por cenários mais famosos, como a reprodução da imagem da Última Ceia. Além dos elementos religiosos, a obra ainda evoca o nome da marca de cerveja: Judas.

Cerveja Amstel, de Fernando Bellver

O pintor espanhol Fernando Bellver também se inspirou em obras consagradas para realizar uma obra a partir da bebida. O quadro Mujer con peineta, do consagrado artista Picasso, ganhou uma nova versão: Mujer com peineta y abanico tomándose uma cervecita en la Plaza de las Ventas ("Mulher com pente e leque bebendo uma cervejinha na praça de Las Ventas").

Cerveja Ambar Green, de Alfredo Garcia Revuelta

A exposição será itinerante e renovada nos próximos meses já que todas as peças expostas estão à venda e serão substituídas por novos quadros quando forem vendidas. Para a futura coleção já há uma promessa de inclusão de uma cerveja brasileira. Um artista pástico argentino será o encarregado de retratar sua paixão pela Brahma.

Cerveja Mesquita, de Mar Solis

Para ver mais obras e até comprar alguma, visite o site oficial.

Oráculo: BBC Brasil

2 comentários:

  1. Criaativo ... mas SÓ cerveja ?! =/

    ResponderExcluir
  2. Tentei fazer minhas homenagens artísticas à caipirinha, mas bebi todas.

    ResponderExcluir