quarta-feira, 11 de agosto de 2010

flip 8

a Flip 2010 superou todas as minhas expectativas: a cidade é linda; a quantidade, qualidade e variedade de arte que você encontra no meio da rua é impressionante; os restaurantes, ótimos; as palestras, enriquecedoras; ainda por cima descobri a festa à fantasia Paraty Fantasy, que é bem legal.

aí vão algumas coisas interessantes das palestras que eu vi:

Andar com fé ("Crítico britânico fala sobre livro que contra-argumenta ideia pregada pelo escritor Richard Dawkins, convidado da Flip em 2009, sobre ateísmo e religião")

os argumentos do palestrante Terry Eagleton giraram em torno da ideia “estamos presos num impasse dialético entre excesso de crença e pouca crença”. ele acredita existir uma ausência de fundamentos no racionalismo ateísta de Dawkins e de grande parte dos ateus. ele não é contra o ateísmo, mas se opõe a forma como muitas pessoas simplificam a questão da não existência de deus.

ele, que é intitulado e se auto entitula punk e marxista, diz que Marx acreditava que as pessoas deveriam trabalhar naquilo que gostariam e o quanto gostariam, ou seja, que o trabalho não deve ser um impedimento na busca do prazer e da satisfação. ele foi superficial, mas pretendo buscar mais informações sobre isso depois pois Marx passou a soar pra mim muito mais interessante com todas essa ideias de liberdade no seu pensamento.

duas frases interessante de Terry:
“Se há alguma religião moderna, é o nacionalismo.”
“O capitalismo não liga para em que as pessoas acreditam, contanto que não ataquem o capitalismo.”

Albany, Nova York e Outras Aldeias ("Mesa debate a cidade como personagem central de uma obra literária")

o panfleto da Flip dizia que a discussão principal dessa mesa seria em torno da "hipótese de que histórias muito localizadas poderiam ter, em seu conjunto, tantas convergências que o local termine representando o universal". ou seja, abordaria o questionamento: será que, se analisarmos a fundo uma cidade ou uma micro sociedade, podemos compreender qualquer coisa de universal sobre o ser humano?

depois de mais de uma hora de conversas pouco interessantes (na qual ouve, ao meu ver, apenas um pensamento que valha a pena mencionar: "as pessoas tendem a achar que os escritores são mais inteligentes que os demais. isso não é verdade"), o infeliz mediador resolveu tocar no assunto principal e os meros 5 minutos de discussão nada me acrescentaram. decepcionante.

A Origem do Universo ("Mesa debate a história dos quadrinhos contemporâneos e do underground norte-americano")

Robert Crumb criticou o convite feito a ele para a Flip (além de ele não considerar HQs uma forma de arte, ele se diz uma personalidade sem graça com um trabalho atraente), falou mal dos EUA, disse que perdeu a obsessão por sexo depois de velho e provou ser o personagem mais pop e interessante da Flip.

Gilberto Freyre e o Século 21 ("Mesa encerra a homenagem a Gilberto Freyre com debate sobre a atualidade da obra do sociólogo")

alguns pensamento de Gilberto Freyre mencionados na palestra:
  • ele era contra o divórcio, mas a favor do homossexualismo e do sexo grupal
  • ele dizia que "a verdade é poligâmica"
  • ele acreditava ser mais bonito pecar às escuras do que pecar às claras

3 comentários:

  1. "a verdade é poligâmica"?

    ResponderExcluir
  2. Vou aproveitar q tô bêbado pra comentar sobre isso.

    A verdade é poligâmica pq ela se relaciona c/ uma infinidade de sentidos. E sem se limitar a uma relação obrigatória com um sentido. Cada contexto muda a verdade e a verdade muda o contexto. Ela precisa de uma significação, mas não precisa de uma significação específica. Pode se relacionar com mtas coisas e todas são igualmente importantes.

    ResponderExcluir
  3. O dawkings é um retardado... ahaha

    Acho impressionante como pessoas tãso inteligentes e tão cultas conseguem olhar tão de pertinho pra natureza e não constatar o óbvio.

    Já escrevi algumas linhas sobre porque o darwin estava enganado e porque o dawkings é um retardado... ehehe o primeiro e mais curto, mais raivoso e mais canábicado dos escritos ta hospedado, se você tiver interesse em ler... tem em ing (original) e em port:

    http://www.fotolog.com.br/karen_volta/39869341

    Depois de estudar ainda mais a fundo os problemas científicos da darwinismo eu escrevi um texto de 13 páginas, equlibradas, raionais e razoáveis sobre o assunto... ehehe mas foi mais como um exercício pq nínguém fora da área de bio leria 13 pags sobre isso... e quem é da área de bio não lê uma página sequer sobre isso... ahahaha

    Tantos dogmas na ciência quanto na religião... ehehe Só Dionísio Salva....

    0022

    ResponderExcluir