quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Satyromania

Nem lembro mais como, mas encontrei por acaso o trabalho deste cara e achei excelente. Mark Blanton se especializou em pinups, mas o que mais me agradou foram seus desenhos eróticos de sátiros e ninfas. Ele também ousa alguns desenhos de inspiração bíblica e um ou outro de contexto mais aleatório.


Eu já tinha visto um desenho dele sobre uma passagem da bíblia. Assim que bati o olho eu soube que se tratava da cena de sexo entre Ló e suas filhas. Li o texto e confirmei. Mas achei isso numa pesquisa do google (procurando algo completamente diferente), então nem dei bola. Dias depois, passeando por um site que já não lembro qual era, encontrei um desenho no mesmo estilo e fui investigar o autor. Achei o desenho que tinha visto antes e vários outros muito bons: conheçam o Satyromania.


Além da qualidade técnica dos desenhos que muito me agrada, rolou uma óbvia identificação com a idéia que permeia os trabalhos. Pra mim parece muito óbvio que ele é um artista verdadeiramente inspirado por Dionísio.


São vários os desenhos de cenas de sexo entre sátiros e mulheres, que eu imagino serem ninfas. Ambas criaturas que fazem parte do cortejo dionisíaco. Em várias dessas ilustrações, o sexo é acompanhado de um bom vinho (inclusive a supracitada cena de Ló). Fora isso, outras cenas mitológicas fazem parte do acervo, como Zeus em forma de cisne transando com uma mortal ou uma suruba que conta com a participação de um minotauro.


E tem que ter sido um sinal ele ter ilustrado justamente duas de minhas passagens favoritas na bíblia: Ló transando com as filhas e Eva prestes a comer o fruto proibido (sobre a qual eu já falei aqui). Essas imagens ele hospedou no site chamado satyromania, algo que me lembrou muito o dia da heresia que fazemos aqui na Sociedade Dionisíaca aos domingos.


Mas o que me chama a atenção é a expressão facial dos personagens. Ou eles transam rindo ou com muito tesão. Tesão de verdade e não como aqueles de hentai ou afins. Às vezes ele consegue misturar as duas coisas, transformando a cena de sexo numa cena de brincadeira. Como fazem as crianças ao brincarem de médico e com certeza como faziam (e devem fazer) os seguidores de Dionísio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário