segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Filmes Inspirados

Como avisei ontem, o Festival do Rio 2010 já começou. Sou bem criterioso pra escolher os filmes que pretendo assistir. Leio TODAS as sinopses e vou pontuando os filmes. Um ponto pra cada coisa interessante, incluindo diretores, atores, recomendações de amigos, palavras chave, um enredo que me pareça interessante e até um pouco da minha intuição. Depois eu escolho quais assistir dando prioridade pros que tiverem mais pontos. Pode parecer exageradamente metódico, mas tenho a impressão de que isso me ajuda a estar aberto a todas as mensagens que os deuses me mandem.

Se um filme possui um personagem que é um artista, por exemplo, já ganha um ponto, por mais que a história pareça desinteressante. Claro que isso me deixa sujeito a alguns erros, mas também já me proporcionou boas surpresas também, como no final do festival do ano passado.

Acontece que existe uma categoria diferente de filmes que valem à pena ser assistidos: a dos filmes claramente realizados com inspiração dionisíaca. Estes, mesmo que não alcancem o máximo de pontos, devem ser prioridade pra todos nós.

Vejam os que eu selecionei este ano segundo este critério.

O Bolo (O Bolo)
de Robert Guimarães. Brasil, 15min
Empregada doméstica religiosa vive situações hilárias ao provar bolo feito com hem. As sensações do "doce mágico" despertam sua sensualidade e ela encontra no porteiro a realização de suas secretas fantasias sexuais.


Destricted.br (Destricted.br)
de Adriana Varejão, Janaína Tschäpe, Julião Sarmento, Lula Buarque de Hollanda, Marcos Chaves, Miguel Rio Branco, Tunga. Brasil, 2010. 91min
Obra em progresso que une sexo e arte em uma série de curtas criados por artistas plásticos e cineastas de língua portuguesa. Nesta versão, uma coleção de sete filmes de natureza explícita explora a interseção entre arte e pornografia. Ficção, documentário, realismo e fantasia se sobrepõem em visões tão distintas quanto originais sobre a representação da sexualidade. O filme é parte de um projeto internacional iniciado em 2004 com a criação da plataforma "Destricted", que incentiva a expressão irrestrita do sexo pela arte.


No Bosque (Mesa sto dasos)
de Angelos Frantzis. Grécia, 2010.
Três jovens, dois rapazes e uma moça, realizam uma jornada natureza a dentro, conectando-se às raízes dionisíacas do homem. Sem levar nada consigo, partem em direção a uma verdadeira viagem existencial de descoberta, longe de qualquer sinal de civilização. Explorando a exuberância das florestas, dos vales e dos lagos, flertam com seu lado selvagem e descobrem os limites de seus relacionamentos e de seus corpos, investigando suas preferências sexuais.


Outros filmes valem à pena e posso recomendar pra quem quiser, mas esses são os que mais prometem. Pretendo ver os três e mais vários outros. Depois conto aqui as minhas impressões.

2 comentários:

  1. No Bosque (Mesa sto dasos) - Sinopse - Filme de roteiro complexo, montado sem ordem cronológica e com um ótimo trabalho artistido de desfoque da camera. O filme se baseia em 3 jovens que não tinham o que fazer no fim de semana e resolvem enviar um filme para o festival de cinema, indo ao sítio do pai de um deles, gravam cenas aleatórias baseadas em sexo. E por falar em baseadas, uso recomendado para compreender a profundidade artistica do filme, a própria atriz parecia muito baseada em toda a obra.

    ResponderExcluir