domingo, 19 de setembro de 2010

Papa teme marginalização da regilião

O papa fez, nesta sexta-feira, um discurso para políticos, líderes religiosos e personalidades no parlamento inglês. Eis algumas das coisas que sua santidade disse...

Aleatório protestando contra o papa
"Não posso deixar de externar minha preocupação com a crescente marginalização da religião, especialmente da cristandade, que ocorre em alguns setores, mesmo em nações que valorizam muito a tolerância."

"Existem alguns que defenderiam que a religião se calasse ou que pelo menos fosse relegada a um âmbito puramente privado."

"Há também os que defendem que celebrações públicas de festas como o Natal devem ser desencorajadas, sob o questionável argumento de que elas poderiam, de alguma forma, ofender pessoas de outras religiões ou de nenhuma."

QUESTIONÁVEL PORRA NENHUMA! Eu me sinto incomodado com celebrações públicas de certas festas. Mentira. Meu problema não é com as festas. Seria contraditório eu não ser a favor da liberdade religiosa. Mas sou contra essas festas serem feriado por exemplo. O Estado não era laico, cacete?! Então não tem que oficializar e comemorar festa de religião nenhuma! Não tem que ter porcaria de feriado pra padroeiro da cidade, nossa (nossa?) senhora disso, santo aquilo, exu daquilo outro... Nem montar árvore de natal gigante, reformar estátua de personagem bíblico, ou fazer esquema de segurança pra papa nazista.

Se eu quiser comemorar meu feriado dionisíaco, ninguém vai me liberar do trabalho... Imagina a cena... Eu chego pro meu chefe e digo "sexta que vem não vou poder vir porque vai ter uma orgia ritual no sítio de um amigo e a gente vai ter que passar o fim de semana todo lá". Sorte que sou jornalista e posso transformar isso em uma reportagem investigativa.

Não sejamos inocentes, caros leitores. A preocupação do papa é bem simples de entender. As celebrações públicas de festas religiosas são publicidade gratuita. Qual vocês acham que é a conseqüência mais provável pra uma criança que vê todo mundo comemorando o natal, a sexta-feira da paixão, o corpus cristi? Ela vai crescer achando tudo isso bem natural, assim como também vai achar natural ir à missa todo domingo e, por que não?, doar 10% do seu salário pra igreja mais próxima. Pura lavagem cerebral.

Só não podemos desencorajar a comemoração da morte de cristo, porque aí a gente tem uma desculpa pro carnaval, e o dia de São Patrício (Saint Patrick) ao estilo irlandês: com MUITA cerveja. Fora isso, comemorar é o mesmo que usar expressões que naturalizam a religião. Como eu já disse, propaganda gratuita E subliminar.
Pedopope

O papa ainda celebrou uma missa na Abadia de Westminster em conjunto com o arcebispo de Canterbury, líder espiritual da Igreja Anglicana, Rowan Williams e ambos ressaltaram a importância de o cristianismo não ser visto como uma ameaça à liberdade. Nem preciso comentar, né?

Pra terminar, ele falou pra cerca de 4 mil crianças estudantes de uma escola cristã em Londres que carreira e dinheiro não são suficientes para a felicidade, enquanto que a satisfação verdadeira poderia ser encontrada em Deus. Pra mim, é indiscutível que dinheiro não é suficiente para a felicidade. Assim como é indiscutível que o esquema de segurança do papa em Londres custou 1 milhão de libras (quase 2,7 milhões de reais) ao governo britânico (e não aos cofres da ICAR) e que o PIB per capta do Vaticano é US$ 416 mil, enquanto o dos Estados Unidos é de US$ 46 716 e o do Brasil é US$ 10 296.

Nenhum comentário:

Postar um comentário