terça-feira, 11 de maio de 2010

o sonho de Alice

procurei por toda a parte o script do filme de Tim Burton para referir vocês a uma das mais belas metáforas do filme, mas infelizmente não encontrei. vou tentar descrevê-la então.

desde que Alice caiu no buraco, todos a todo tempo tentam determinar quem ela é e como ela deveria proceder. uma hora, ela se irrita e diz mais ou menos assim:

"Esse sonho é meu, só meu. Ninguém pode me dizer o que fazer no meu sonho: a decisão tem que ser só minha!"

6 comentários:

  1. Meu trecho favorito foi bem no comecinho e se relaciona c/ isso (afinal, o filme inteiro fala disso)...
    "Se decidissem que é adequado usar um bacalhau na cabeça, você usaria?!"
    Pra mim, muitas coisas são como um bacalhau na cabeça.

    ResponderExcluir
  2. é, esse é interessante também!

    podemos concluir a partir do filme que as pessoas que não querem usar um bacalhau na cabeça são exatamente as pessoas loucas.

    ResponderExcluir
  3. Depende do contexto. Vc tá falando das q usam o bacalhau na cabeça quando ele é adequado? Pra mim, os que não querem usar o bacalhau quando ele é adequado são realmente as pessoas loucas, mas "essas são as melhores pessoas" como se diz no filme.

    ResponderExcluir
  4. Ou, pra mim loucos são os que usam só por ele ser adequado, abrindo mão da própria individualidade em busca de aceitação. Querer ser medíocre é pecado na minha religião.

    ResponderExcluir
  5. o bacalhau na cabeça é algo que dizem pra você usar, mas que você não gostaria

    os loucos são os que enfrentam a situação e não usam: "essas são as melhores pessoas"

    fica confuso porque depende do sentido no qual você pensa na palavra "louco". como o sentido correntemente usado pelas pessoas é o sentido acima, então, sim, os loucos são as melhores pessoas.

    ResponderExcluir
  6. E tb depende da situação na qual se usa o bacalhau. Mas eu entendi e concordo c/ vc.

    ResponderExcluir