quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Marcha para Jesus

O projeto de lei que institui o Dia Nacional da Marcha para Jesus erá sancionado nesta quinta-feira pelo presidente Lula em cerimônia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. A criação da data nacional é uma iniciativa do Senado.

A Marcha para Jesus eve origem em Londres e hoje ocorre em diversos países, com o objetivo central de promover a manifestação pública da fé cristã. [Eles já não fazem isso nas romarias e procissões?!]

A notícia é de hoje, do Blog do Planalto. Eu tô torcendo muito pra tudo não passar de uma grande piada e no final Sérgio Malandro aparecer gritando "salcifufu". Cadê aquela história de que o Estado é Laico? Só aceito que esse dia passe a existir como forma do rebanho não atrapalhar o trânsito e a vida alheia quando estiver fazendo suas marchas e cantorias.

Falando nessas caminhadas católicas, tenho a forte impressão de que mesmo que eles façam em uma área urbana, não sofrem ou sofreriam represálias. [Me corrijam se eu estiver errado sobre isso.] Será que uma caminhada dedicada a outra entidade seria tratada da mesma forma se atrapalhasse a vida das pessoas?

Sempre que leio alguma coisa que qualquer governo brasileiro (incluindo aí estados e municípios) decidiu sobre religião, é quase sempre sobre a religião católica ou sobre as "outras religiões" como um todo. Ou é uma iniciativa pra dar vantagem à ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) ou é uma medida pra compensar alguma desvantagem das outras. Nunca é uma medida que vislumbre a princípio todas as religiões ou que privilegie outra que não a do papa. [Novamente, citem nos comentários se souberem de algum caso que me contradiz.]

Queria ver se o governo aprovasse o dia da marcha para Ogum, para Buda ou para Dionísio. OK, nós temo pelo menos 5 dias de marcha para Dionísio durante o carnaval, mas poderiam mudar o nome do evento então.

Ainda dentro do assundo de marchas e religiões, acontecerá dia 20 de setembro, às partindo do posto 6 da praia de Copacabana rumo ao Leme, uma marcha em defesa da liberdade relgiiosa, fim de preconceito religioso, essas coisas... Infelizmente, a marcha tem como slogan "eu tenho fé". Essa liberdade religiosa já tá proibindo a possibilidade de não se ter fé. Eles aceitam agnósticos, mas não consideram ateus.

Acho uma campanha válida para religiões menos conhecidas, como os Seguidores de Dionísio, porém vou achar muito mais divertido se um grupo de céticos aparecer por lá exigindo seus direitos. Começo a divulgar pros meus amigos ateus revoltados hoje mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário