segunda-feira, 28 de setembro de 2009

XVI Festival de Teatro do Rio

O Festival de Teatro do Rio, realização do Centro Cultural Veiga de Almeida, começa hoje e dura até dia 7 de outubro. Sete peças serão apresentadas Teatro Laura Alvim (Av. Vieira Souto, nº 176, Ipanema). O evento é uma mostra competitiva que premiará com R$2.000,00 o melhor espetáculo por voto popular e com R$2.000,00 o melhor espetáculo por voto do júri.

Em 1993, numa iniciativa de um pequeno grupo teatral na Uversidade Veiga de Almeida teve, origem o atual Festival. Por ser o único que acontece há 16 anos consecutivos na cidade do Rio de Janeiro, passou a se chamar Festival de Teatro do Rio.

Confiram a programação.

Dia 28/09 | 20h – Homenagem
Homenagem e Exposição para o grande ator Milton Gonçalves

A mostra retrata a vida do ator e diretor Milton Gonçalves nos palcos, na TV, no cinema e na luta pela cidadania plena do povo brasileiro, pela integração e pelos direitos da classe. Haverá ainda, projeção de trechos de filmes nos quais Milton atuou ao longo de sua carreira. Também fará parte da homenagem um vídeo com o depoimento da família e de amigos. Haverá ainda, um coquetel de confraternização.

29/09 (3ª feira) | 20h
Peça: Relações –Peça Quase Romântica

Sinopse: Dirigida por Leandro Muniz, o espetáculo é formado por pequenas cenas independentes entre si que falam sobre diferentes relacionamentos amorosos.
Rio de Janeiro/RJ
Diretor: Leandro Muniz
Debatedor: Jair Ribeiro

30/09 (4ª feira) | 20h
Peça: Viúva Porém Honesta

Sinopse: Escrita por Nelson Rodrigues, a montagem conta a história da filha do dono de um grande jornal que, viúva, decide não se sentar nunca mais. O dono do jornal mais importante do país solicita a ajuda de especialistas para a cura do mal que aflige sua filha e até o próprio diabo aparece pra ajudar.
Grupo Cia do Foco
Rio de Janeiro/RJ
Diretor: Dudu Gama
Debatedor: Guti Fraga

01/10 (5ª feira) | 20h
Peça: Filhos do Brasil
Sinopse: O musical, dirigido por Oswaldo Montenegro, é uma mescla de canções e cenas coreografadas inspiradas em textos populares de várias regiões do país. Encenado pela Cia Mulungo, formada por jovens cantores-bailarinos-atores, o espetáculo é uma verdadeira apologia à cultura brasileira.
Grupo Mulungo
Rio de Janeiro/RJ
Diretor Oswaldo Montenegro
Debatedor: Susanna Gruger

02/10 (6ª feira) | 20h
Peça: A Caixa Preta de Medéia

Sinopse: Com prólogo de Heiner Muller e adaptação do texto de Eurípedes, a montagem dirigida por Celina Sodré apresenta personagens fragmentadas em suas personalidades, cada um com sua bagagem de vida, idiossincrasias, vozes, cores e imagens.
Rio de Janeiro/RJ
Diretora Celina Sodré
Debatedor: Mauricio Gonçalves

03/10 (sábado) | 20h
Peça: Meu nome é M

Sinopse: A comédia é dirigida por Ribamar Ribeiro e encenada pelo grupo Os Cênicos Cia de Teatro. O monólogo é apresentado por M, que conta histórias inusitadas e compartilha sua própria vida com o público que, por sua vez, se transforma em cúmplice da personagem.
Grupo Os Cênicos Cia de Teatro
Rio de Janeiro/RJ
Diretor Ribamar Ribeiro
Debatedor: Jean Willys

04/10 (domingo) | 20h
Peça: A Filha da Chacrete

Sinopse: O espetáculo, dirigido por Fernando Maatz e encenado pelo grupo Roda e Avisa Produções, mostra as descobertas de uma criança e sua relação com o mundo. Baseado nas memórias da atriz Camila Rhodi, a peça propõe uma reflexão sobre as grandes tragédias e alegrias de cada um através de pontos comuns à sua vida e de cada espectador.
Grupo Roda e Avisa Produções
Rio de Janeiro/RJ
Diretor Fernando Maatz
Debatedor: Sergio Mota

05/10 (2ª feira) | 20h
Peça: Cantigas do Sol – Dom Quixote de Cordel

Sinopse: Único representante do Nordeste no festival, o musical é dirigido por Vital Santos e encenado pela Dramart Produções. É um espetáculo popular inspirado na poesia de Zé Dantas, Humberto Teixeira e outras de domínio público, que conta a história de um dos ícones da cena musical e cultural do país: Luiz Gonzaga.
Grupo: Dramart Produções
Recife/PE
Diretor Vital Santos
Debatedor: Cissa Guimarães

Dia 07/10 (4ª feira) | 20h
Cerimônia de encerramento e entrega dos prêmios

As peças exibidas concorrerão à premiação nas categorias de melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor direção, melhor figurino, melhor cenografia, melhor iluminação, melhor texto, melhor espetáculo, melhor espetáculo pelo voto popular e Prêmio Especial (que poderá premiar qualquer outra categoria). O festival dará prêmio em dinheiro ao melhor espetáculo eleito pelo júri oficial, formado por Nelson Xavier, Jaqueline Laurence e Cláudio Handrey, e pelo voto popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário