quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Festival do Rio

Começa amanhã! Já tô com a minha programação em mãos. Vou aproveitar pra fazer algumas resenhas de filmes que eu considerar válidos. O texto é deles, mas sem as puxadas de saco de um release oficial.
O Festival do Rio é o maior festival de cinema do Brasil e da América Latina. A edição 2009 estará em toda a cidade de 24 de setembro a 8 de outubro. A cada ano, as principais produções dos festivais de Cannes, Sundance, Veneza e Berlim são apresentados ao público brasileiro durante o evento. Filmes inéditos no Brasil, com premieres internacionais, latino-americanas e nacionais.

O púbico verá mais de 300 longas e curtas metragens, vindos de mais de 60 países, nas mostras Premiere Brasil, Panorama Mundial, Expectativa, Limites e Fronteiras, Mostra Geração, Dox, Midnight Movies, Mundo Gay e Pocket Films, entre outras.

No ano da França no Brasil, o Festival do Rio abre os braços à cinematografia do país – representado todos os anos no evento – apresentando ao público uma homenagem ao canal de televisão ARTE e acolhendo a grande dama do cinema mundial, Jeanne Moreau. São mais de 90 filmes espalhados pelo festival.

A Premiere Brasil traz ao público e ao mercado internacional cerca de 60 filmes brasileiros inéditos, em sua grande maioria em premiere mundial.

No Pavilhão do Festival, realiza-se o Cine Encontro, discussões do público com os diretores e atores da Premiere Brasil. O púbico terá ainda a chance de participar de outros debates sobre o mercado cinematográfico e ter acesso gratuito ao lounge de games baseados em grandes filmes.

O Festival do Rio em 2009 leva ainda, a mais de 20 novos locais de exibição, uma programação especial e gratuita para todos os públicos. Na parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Festival se estende por toda a cidade, em praças, comunidades e auditórios.

Se alguém tiver querendo ver um filme aleatório, fala comigo. Com certeza terei muitas sugestões de filmes e horários. Se for no fim do dia, tem de rolar um barzinho depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário