segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Imagine

Hoje teve palestra na faculdade. Meio a Meios, semana de jornalismo. A mesa de hoje foi sobre jornalismo 2.0, essa coisa colaborativa com a qual estamos nos acostumando. Estavam lá Francisco Valdean (Cotidiano), André Dahmer (Os Malvados), Thiago Camelo (Overmundo), Pedro Markun (Confessioni) e, direto da Argentina, os alunos da Escola de Comunicação da UFRJ Ricardo Cabral e Erick Dau (Macacos Digitais). O debate todo foi bem interessante e falaram sobre liberdade de imprensa e subversão, entre várias outras coisas menos dionisíacas.

Não vou entrar em detalhes sobre tudo o que foi dito, mas queria puxar saco publicamente do Pedro Markun. O cara tem 23 anos (um ano mais velho que eu apenas) e é consciente e inteligente pra caralho. Não que eu me ache um alienado acéfalo, mas o garoto me deixou impressionado. E ele não é seqüelado como imaginamos ativistas políticos de pouca idade [aqui eu evito com muita força citar nomes de conhecidos], é uma pessoa quase normal.

Citei aqui o Blog do Planalto quando falei do Dia da Marcha para Jesus, lembram? É o mais novo canal de comunicação do governo com a sociedade. Ou melhor, do governo para a sociedade, já que não permite comentários. Óbvio que essa escolha foi porque não queriam ler as críticas e principalmente as babaquices que alguns escreveriam, mas isso faz com que o veículo seja tão unilateral como tantos outros que já existem por aí. Eu, que não sou de comentar em blogs, quando li a notícia sobre a marcha, quis escrever algo lá e fiquei frustrado por não poder. Escrevi aqui, mas não é a mesma coisa. A chance do Lula ler é muito menor (mesmo que não seja grande se eu escrever lá). Fui informado de que foram cerca de seis meses para planejar o blog e decidir fazê-lo sem a possibilidade de comentários.

Eis que Pedro Markun percebe a demanda por comentários e faz um clone do Blog do Planalto. Um outro blog, com endereço e visual parecidos e que publica as mesmas coisas que o blog oficial (além de uma ou outra contribuição de outras fontes) e permite comentários! Não é o blog do governo, mas é óbvio que a manifestação dele e os comentários de quem comenta ali possuem potencial para serem percebidos pelos governantes. Em 15 minutos e com 30 reais pra registrar o domínio, foram subvertidos seis meses de mau planejamento da presidência.



Essa e outras possibilidades de subversão e colaboração via internet foram o tema da palestra de hoje. Termino com outro ensinamento do Markun, embora, se não me falha a memória, ele estava citando alguém. Essa coisa bonita que o digital nos possibilita, de sermos iguais e onde fronteiras não importam é praticamente a realização da música de John Lennon, Imagine. Só não é perfeito pois o acesso ainda não é universal e algumas coisas ainda precisam ser mudadas tanto nos sistemas como nas pessoas, mas é supimpa ver que nem tudo na internet se resume à campanha Chega de AiAi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário