domingo, 10 de outubro de 2010

Conselho Religioso: Divórcio

Combinamos de publicar hoje mais um texto do conselho religioso. Infelizmente, não recebi os textos de nenhum dos nossos colaboradores. Mas vou publicar o meu mesmo assim. Quando eles escreverem, eu acrescento aqui.

Resolvemos dar continuidade ao tema anterior. Como havíamos falado sobre matrimônio, resolvemos que falaríamos em seguida sobre divórcio.



Visão Dionisíaca (Will)
Não tem muito mistério. Nos referimos a Dionísio principalmente como deus da liberdade e falei aqui que vejo o matrimônio como um ritual de declaração de amor. Somando essas duas considerações, dá pra imaginar que não faz sentido falar em um contrato eterno.

Eu posso declarar meu amor por uma senhorita hoje e algum tempo depois isso pode já não ser tão verdadeiro pra mim. Logo, não faz sentido eu me manter preso a um estado civil que, na minha concepção, diz respeito apenas àquela declaração de amor.

Devemos ser livres pra ligarmos nossa vida a quem bem entendermos e pelos motivos que nos parecerem justos. Ama? Junta. Desamou? Separa.

Visão Ateísta (Eric)
O divórcio é a dissolução da união matrimonial e acontece normalmente quando um dos conjugues não está mais satisfeito com a união. O divórcio pode envolver coisas complexas como divisão de bens e pensões alimentícias, por isso os termos relativos à efetivação do divórcio devem ser acordadas voluntáriamente entre os conjugues antes do matrimônio.

Nenhuma pessoa em sã consciência iria aceitar um contrato matrimonial que implicasse escravidão eterna com o seu parceiro, mas é exatamente isso que as principais religiões pregam quando ameaçam com a punição eterna no inferno aqueles que se divorciarem (catolicismo), ou quando dizem que um ser invisível, que criou o universo e tem o poder absoluto sobre tudo, deu toda a autoridade do casamento ao homem e a excluiu das mulheres (judaísmo e islamismo). O maior problema aqui é a imposição destas absurdidades em crianças indefesas.

2 comentários:

  1. Não existe a palavra "divórcio" no catolicismo, e sim a anulação do casamento (no caso, a união entre o homem e a mulher perante Deus). Essa anulação é complicada, sendo, novamente, totalmente questionáveis os métodos da Igreja Católica para tal situação.

    É importante se diferenciar, pois divórcio é em si o rompimento legal, onde nesse, não se emprega religião alguma e cada constituição contempla seu processo.

    Não conheço os procedimentos de outras religiões, porém é difícil falar de "divórcio". Pois cada religião emprega o nome mais adequado, oque também pode mudar o conceito daquilo.

    ResponderExcluir
  2. Entendo. Acho q isso passou pela minha cabeça, mas esqueci na hora d escrever o post. D qq forma, nossa intenção ao falar d matrimônio era falar da união amorosa d duas pessoas dentro da religião e, ao falar d divórcio, era falar da separação dessas pessoas. Apenas palavras.

    ResponderExcluir