terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cerveja anti-gravidade está quase pronta

Cientistas voluntários de um centro de pesquisas espaciais, o Astronauts4Hire, estão prontos para fazer testes com uma cerveja à prova de gravidade. Em ambientes de gravidade zero, o dióxido de carbono dissolvido na bebida não forma as bolhas, o que deixa a cerveja sem gás. O desafio é fazer uma bebida que possa ser ingerida tanto na Terra como em um ambiente espacial de baixa gravidade.

Como a NASA (essa egoísta) não cedeu um foguete para que estes pesquisadores cheios de vontade fossem testar uma cerveja no espaço, eles terão que simular essa situação. Está programada para novembro uma experiência que vai simular com alto grau de realismo um ambiente como a Lua, por exemplo. Um Boeing especialmente projetado para esse experimento vai voar fazendo uma série de parábolas, quase “loopings”, em alta velocidade. Nessa situação, o peso dos corpos é praticamente anulado.

Durante essa árdua experiência, os cientistas vão esperar o momento em que a gravidade esteja mais próxima possível de zero e analisarão todas as propriedades de uma pessoa bebendo cerveja naquelas condições, como temperatura do corpo, batimentos cardíacos, pressão sanguínea e nível de álcool no sangue.

O projeto é uma parceria da Saber Astronautics Austrália, empresa especializada em desenvolver produtos com tecnologias específicas para o espaço, e da cervejaria 4-Pines Brewing Company. A cerveja chamar-se-á Vostok Pty.

Outras tentativas de se fazer uma “cerveja espacial” já foram realizadas, mas nunca levadas tão a sério. No dia em que tivermos a Lua e alguns planetas próximos ao alcance do homem comum, ele provavelmente já poderá contar com sua cervejinha.

Finalmente a ciência está investindo em criar um futuro melhor para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário