quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Beber durante a gravidez pode fazer bem pro bebê

Sei que é difícil acreditar, pois todo mundo sabe (ou deveria saber) que beber durante a gravidez é prejudicial ao bebê. Leva a uma doença chamada síndrome alcoólica fetal, prejudicando todo o desenvolvimento do feto. Mas uma pesquisa recente acabou de mostrar (mais uma vez) que não se deve demonizar o álcool.


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Epidemologia e Saúde Pública da Universidade de Londres e publicada no Journal of Epidemiology and Community Health, beber até dois copos de bebida alcoólica por semana durante a gravidez não representa um risco para a criança. Muito pelo contrário, as crianças nascidas de mães que beberam pouco nos nove meses da gestação são menos suscetíveis a ter problemas comportamentais e tem melhores resultados em testes comportamentais e cognitivos.

Quando uma mulher grávida ingere uma bebida alcoólica, as substâncias presentes no líquido são transferidas para o feto pela placenta. Enquanto a mãe ingere álcool pela boca, é como se o bebê recebesse uma injeção intravenosa. Com o organismo ainda em formação, o bebê tem menos capacidade de lidar com o álcool e, por ser menor, o álcool representa muito mais percentualmente em relação ao volume de sangue que ele possui (tô chutando os números, mas é como se cada dose de cachaça tivesse no bebê o efeito que têm 10 doses em um adulto normal, agora imagine isso num organismo ainda em formação). Acreditava-se que poderia ser prejudicado independente da quantidade absorvida. Os problemas emocionais e de comportamento, no entanto, foram vistos apenas em filhos de mulheres com o costume de exagerar constantemente da bebida.

Mas vale lembrar que "beber moderadamente" tem um significado diferente pra cada pessoa. Varia muito de acordo com o peso, a alimentação e até o estado emocional. Então é importante tomar cuidado pra não ver isso como um sinal verde e sair enchendo o pote. Na dúvida, é melhor não arriscar e beber o mínimo possível. Ainda assim, é bom ver mais uma vez que o álcool na quantidade certa só traz benefícios.

[Oráculo: Veja]

Um comentário:

  1. Se quiser, eu tô vendendo vinho agora. Posso te passar a lista por e-mail. Se quiser, até te ajudo a escolher o vinho pra ocasião.

    E que bom que você não tá grávida. Vai poder comprar mais. XD

    ResponderExcluir