quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pessoas ingeligentes bebem mais

Sei que isso não é novidade, mas agora temos DOIS estudos científicos que comprovam. O primeiro foi feito no National Child Development Study, do Reino Unido, e o segundo foi feito no National Longitudinal Study of Adolescent Health, dos Estados Unidos. Ambos os estudos mediram a inteligência de crianças e adolescentes até 16 anos e as categorizaram em uma de cinco classes cognitivas: muito burro, burro, normal, esperto ou muito esperto. Os hábitos das crianças americanas foram registrados por sete anos depois disso; e o das inglesas, até os 40.

As crianças avaliadas como mais inteligentes em ambos os estudos, quando cresceram, bebiam com mais frequência e em maiores quantidades do que as menos inteligentes. No caso dos ingleses, os “muito espertos” se tornaram adultos que consumiam quase oito décimos a mais de álcool do que os colegas “muito burros”. E isso mesmo levando em consideração variáveis que poderiam afetar os níveis de bebedeira, como estado civil, formação acadêmica, renda, classe social etc.

Uma hipótese sugere que isso é um traço evolutivo que remete à época em que nossos ancestrais que se sentiam atraídos pelo álcool encontravam mais facilmente frutas maduras do que aqueles que não gostavam muito da coisa. Também já postei sobre isso aqui.

Como eu disse, essa pesquisa não me surpreende. Se recusar a beber sempre me pareceu sinal de burrice. Infelizmente, passar a beber agora não vai te deixar mais inteligente. Mas você pode pelo menos encher a cara pra se passar por um gênio. Não esqueça de me convidar.

[Dica da Mana]
[Oráculo: Superinteressante]

Nenhum comentário:

Postar um comentário