terça-feira, 19 de outubro de 2010

Liberdade da Mente

"O vinho é a prova constante de que Deus nos ama e nos deseja ver felizes." (Benjamin Franklin)

Dionísio é o deus do vinho, da ebriedade, da metamorfose e dos excessos.

O Bêbado

"O vinho consola os tristes, rejuvenesce os velhos, inspira os jovens, alivia os deprimidos do peso das suas preocupações." (Lord Byron)


Quando seu grande amigo, o sátiro Ampelos, faleceu, Dionísio inconsolável derramou ambrosia em suas feridas. Das chagas, brotaram videiras e, ao espremer o suco das uvas, o deus criou o vinho.

"Amigo, a partir deste instante, serás o remédio mais poderoso contra as dores humanas."

Dionísio, passou a percorrer o Oriente, levando a cultura da vinha ao Egito, à Síria, à Índia... Desde então, bebemos vinho para afastar as mágoas, aquecer no frio, criar coragem, comemorar ou simplesmente porque é bom.

Mas sejamos sensatos. Dionísio só é deus do vinho porque naquela época eles não possuíam tecnologia e conhecimentos para destilar (e por falta de trocas culturais). Caso contrário, Baco seria deus do vinho, da cerveja, do sake, da cachaça, da vodca, do conhaque, do pisco, do uísque, da tequila...

O Questionador

"No vinho está a verdade." (Plínio, o velho)

Baco vem para subverter a ordem social. Enfrentava reis e imperadores, sobrepujando a todos. Sua própria ascenção ao Olimpo (ele, um semideus, entrando para o panteão) mostra que ele não se submete à ordem estabelecida e vem apresentar novas possibilidades.

Quando chegou a Tebas, as mulheres correram para as colinas, abandonando seus afazeres. Elas e os escravos, inferiores na sociedade grega, eram as figuras sociais que mais se identificavam com o deus dos excessos.

O Libertador

"O vinho põe o homem fora de si e dá ao seu espírito qualidades às quais é alheio, quando sóbrio." (Joseph Addison)

O vinho nos ajuda a suprimir aquela voz na nossa cabeça que diz "não". A subversão social nos ajuda a superar tudo aquilo que nos parece natural. Dionísio nos ajuda a pensar por conta própria quando não temos o costume de pensar e a parar de pensar quando costumamos pensar demais.

É por isso que aqui na Socieade Dionsíaca nós promovemos a liberdade da mente como um dos principais atributos dionisíacos. Trata-se de beber, esquecer as tristezas, ignorar as regras, esquecer as convenções, questionar, se libertar.

A partir da semana que vem, vamos publicar uma série de posts (sempre ao meio-dia) sobre sites e blogs com o Selo Dionisíaco de qualidade por promoverem a liberdade da mente. Para ver os que já estão listados, confira a lista no final da nossa guia sobre Álcool. Se acha que o seu site ou blog se encaixa, envie um e-mail para sociedadedionisíaca@gmail.com pedindo para ser incluído.

Um comentário:

  1. Sempre me intrigou o fato de haver um Deus do vinho, um Dioniso enlouquecedor, que proporciona aos seus discípulos o entusiasmo, um êxtase onde se vive uma experiência transcendente e se incorpora o divino. Deus que enlouquecia as mulheres e celebrado em orgias, conhecido em Roma como Baco, as festas em sua honra estão nos primordios do carnaval. Liberdade, liberação dos seus instintos, Baco entusiasma, numa visão normalmente ébria e despudorada. Numa liberalização que inspirou Jim Morisson e o suporam incorporado. Liberdade que chegou aos nossos ouvidos na forma de Raul Seixas, pregando toda liberdade possível, grande utopia, cada vez mais distante. Filhos de Raul Seixas, seguidores da utopia, herdeiros de Dioniso! Sejamos livres! Incorporemos o deus Entusiasmo!

    Também estudo Dioniso as vezes

    ResponderExcluir