terça-feira, 20 de abril de 2010

a Matriz

"Morfeu: Sei exatamente o que quer dizer. Vou te dizer por que está aqui. Você sabe de algo. Não consegue explicar o quê. Mas você sente. Você sentiu a vida inteira: há algo errado com o mundo. Você não sabe o que, mas há. Como um zunido na sua cabeça te enlouquecendo. Foi esse sentimento que te trouxe até mim. Você sabe do que estou falando?

Neo: Da Matrix?

Morfeu: Você deseja saber o que ela é?

Neo: Sim.

Morfeu: A Matrix está em todo lugar. À nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga a sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade.

Neo: Que verdade?

Morfeu: Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para a sua mente.

Morfeu: Se tomar a pílula azul, a história acaba, e você acordará na sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho. Lembre-se: tudo o que ofereço é a verdade. Nada mais."

15 comentários:

  1. A ignorância é uma bênção, mas a verdade é necessária... Posso tomar as duas pílulas?

    ResponderExcluir
  2. A Matriz "|x x| " ---> O dialogo..
    _______|x x|2x2

    ResponderExcluir
  3. Alias, não consegui associar o dialogo com o titulo...Õ_õ.

    ResponderExcluir
  4. Tá brincando, né, Robson? Bom, se ñ estiver, explico: o diálogo é do filme Matrix, q em português é Matriz. Ñ tem nd a ver c/ matemática. Ou quase nada.

    ResponderExcluir
  5. Os primeiros a usarem o termo "Matriz" (nirmanakaya) para designarem o estado ilusório da matéria talvez tenham sido os budistas, pois o termo é recorrente nos textos de Sakyamuni, assim como a idéia de que nossas existências e o mundo que nos cerca são uma espécie de holografia ou mero sonho (samsara ou maya) do qual precisa-se despertar. São conceitos existentes, muito antigos e que tem adquirido uma grande força e credibilidade não apenas pelos profundos estudos de Carl Jung sobre o tema
    como tb por algumas descobertas recentes da fisica de partículas.

    Tudo que os irmãos Wachowski fizeram foi revestir o conceito com uma roupagem tecnológica digital em uma trama envolvendo inteligência artificial e máquinas futuristas pós-apocaliptícas e pronto! Sucesso de bilheteria no mundo todo! (rs)

    ResponderExcluir
  6. Ah...mas dentro da proposta do filme e da escolha do Neo, a pílula vermelha sem dúvida seria a minha opção. Nem pensaria duas vezes...mesmo que fosse para ser infeliz para o resto da vida, optaria pela liberdade e dignidade que só podem ser obtidas através do conhecimento a respeito da verdade.

    ResponderExcluir
  7. e lá se vão quase 10 anos de questionamento...

    Nós tomamos a pílula azul todo dia ....fato.

    quer tomar a pilula vermelha? ... o Morfeu vai te levar aos lugares mais miseráveis da face da terra... tipo o interior do nordeste, a África subsaariana, américa central,....

    acho q é por isso q sempre optamos pela azul... ela é - simbolicamente - nada mais do que uma substituição da frase "os olhos não vêem o coração não sente"

    é nessas horas que vc enxerga gênios como Odair José... que cantava : "Pare De Tomar A Pílula ..."

    na verdade ele já previa matrix hehe

    ResponderExcluir
  8. Eu escolheria a pilula azul.

    Porque, entre a verdade e aquilo que vc julga ser verdade, são a mesma coisa, depende de aceitação...
    No fim, ambas escolhas serão a mesma, vc vai ver o mundo com os olhos q querer.fato.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, tentei cobrir todas as possibilidades qnd respondi. No final eu expliquei q Matriz nd + é q a tradução pra Matrix. Apesar da maior parte das pessoas chamar pelo segundo nome, o título no Brasil é o primeiro.

    Obs.: Adorei o comentário do Tom. "Escolhemos tomar a pílula azul diariamente."

    ResponderExcluir
  10. ele não disse "escolhemos tomar", mas "tomamos"...

    que "tomamos", é fato.. agora, isso não é necessariamente a escolha de todas as pessoas

    ResponderExcluir
  11. anônimo,

    de fato, matriz não lembra apenas matemática, mas também computação.

    é provável que os diretores do filme tenham pensado também nisso na hora de escolher o nome

    ResponderExcluir
  12. Q seja. A observação do Tom continua merecendo destaque.

    ResponderExcluir
  13. Olá Tom.

    Acho que o filme leva a reflexão sobre questões mais profundas. Concordo que todos nós tomamos a pílula azul diariamente (alguns de forma involuntária como o Caio disse), essa é a pílula do conformismo, do "deixe estar".

    Qual a diferença entre a África do sul ariana e a sociedade supostamente livre em que vivemos?

    Nenhuma! Estamos todos no mesmo inferno, a diferença é que alguns ditadores usam a força para escravizar as pessoas, outros usam os prazeres e a felicidade morosa para convencê-los a abrir mão de sua liberdade e individualidade.

    E digo mais, cada um de nós que aceita viver comodamente dentro dessas sociedades de mentira tem sua parcela de culpa pelas mazelas da humanidade.

    Já a pílula vermelha desmascara toda essa hipocrísia e faz com que vc veja o mundo como ele realmente é...uma fraude! Vc ganha a chance de analisar o sistema como um observador externo e justamente essa liberdade que gera desconforto, pois é necessário abrir mão de tudo que vc considera como sendo verdade, todos os objetivos de sua vida e as coisas que vc acha que lhe trarão felicidade, inclusive abrir mão de suas próprias convicções, tudo para descobrir o que se esconde por trás das manipulações, para vislumbrar a dura verdade que todos preferem ignorar. Enfrentar seus demônios internos e morrer miseravelmente.

    No geral, tem muita sincronicidade também com o mito da caverna de Platão.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de tomar a droga que os irmãos Wachowski tomaram pra criar este filme e ganhar milhões com ele.

    ResponderExcluir