domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Filosofia da Libertinagem

A Filosofia na Alcova, de subtítulo Diálogos destinados à educação de jovens meninas, é um livro que apresenta de forma interessante e teatral os principais pensamentos filosóficos de Marquês de Sade, além de uma introdução às perversões sexuais que concebeu. é, portanto, uma boa recomendação para quem nunca leu Sade. você certamente ficará chocado com muitas coisas - mas nada comparado à leitura de Os 120 Dias de Sodoma, ao final do qual eu duvido que mais de 1% da população tenha estômago para chegar.

não, Marquês de Sade não é só putaria, como diz muita gente por aí (as quais, por coincidência, não leram os livros dele). é um filósofo importante, estudado pelo principais pensadores que vieram depois dele.

a história narra a educação erótica e filosófica de uma menina de 15 anos, Eugénie, a qual Madame de Saint-Ange e o seu irmão, o cavaleiro Mirval, vão iniciar a todas as facetas da luxúria e da liberdade de espírito, ajudados pelo sodomita Dolmancé e pelo jardineiro Augustin. é composto sob a forma de sete diálogos, entrecortados de discursos sobre liberdade, religião, política e moral.

a reflexão libertina exposta por Sade parte do princípio que a Natureza rege todo o Universo e que Deus não existe fora do espírito dos homens. o autor faz verdadeira apologia à Religião de Dionísio, pregada por nós da Sociedade Dionisíaca, quando diz, referindo-se ao paganismo romano, "Uma vez que acreditamos que um culto é necessário, imitemos o dos romanos".

sendo a Natureza o único motor do mundo, tudo que segue seus princípios é por ela legitimada. o sexo, o egoísmo e a violência são, além de encontrados na Natureza, manifestações da Natureza no homem e, por isso, podem ser ditas Naturais, portanto além do bem e do mal. com efeito, essas construções morais (o bem e o mal) estão em foco nessa argumentação: uma vez que não existem na Natureza, não podem ser tomados como fundamento de nossas ações. a Natureza deve ser nosso único modelo.

a reflexão exposta serve aos personagens libertinos para legitimar todos os seus desejos, em particular os seus desejos sexuais.

a partir desse princípio, a sociedade perde todos os seus direitos. suas regras e leis vêm para reprimir nossos impulsos naturais: vão contra a Natureza e são, portanto, intoleráveis.

"É uma terrível injustiça exigir que homens de personalidades diferentes se curvem a leis iguais: o que é natural para um não o é para outro".

a lógica libertina é tão lasciva, no sentido mais cruel da palavra, que somos levados a questionar as verdadeiras intenções de Sade. será que ele procurou sinceramente promover o naturalismo libertino? certamente ele não gostaria que o seu pensamento fosse adotado por todos, pois nesse caso seria vítima de suas próprias infâmias...

7 comentários:

  1. Gênio controverso e incompreendido, perseguido e silenciado (mas sua voz sempre ecoou mais alta, mesmo as custas de seu sangue), escritor, pensador e filósofo, porém antes de tudo um libertino; assim foi Donatien Alphonse François de Sade!

    Meu conto preferido é Justine, no qual ele denúncia a inutilidade do puritanismo que contrária as próprias leis da natureza.

    Gostei do post...o desenho aí me parece familiar...hahaha...mas pode usar, sem crise!

    Abraços a todos! Evoé!

    ResponderExcluir
  2. tenso o clima aki hein....

    ResponderExcluir
  3. BEM AVENTURADA A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR
    a felicidade de qualquer nação depende fundal
    mentamente da influencia que o verdadeiro Deus/
    exerça sobre as pessoas,as familias e as insti-
    tuições que a formam
    quando não se busca o verdadeiro Deus e sim
    só se procuram coisas materiais e idolatrias,e
    são ignorados os ensinamentos dos ensinos do /
    filho de Deus ,O Senhor Jesus;uma nação nao po/
    de ser feliz.
    ultimamente tem crescido assustadoramente a vi
    olencia, a pornografia e drogas ,principalmente/
    entre a sociedade,trazendo graves consequencias
    fisicas ,mentais e espirituais
    por que tudo isto?.Porque está faltando Deus /
    na sociedade ,familia e nas pessoas.
    o problema que vivemos atualmente é o problema
    moral e a falta de procurar o verdadeiro Deus
    como no salmo 33;12 o salmista diz;BEM AVENTU-
    RADA A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR

    ResponderExcluir
  4. Eu ri com o comentário acima. ^^ Principalmente pelos erros, mas a linha de pensamento também é engraçada.

    ResponderExcluir
  5. Ola!bem, me senti contemplado pela apresentaçao do site , porem gostaria de saber se existe interaçao entre os membros (pautadas na filosofia sadista) ou é somente papo de gabinete. Embora, eu admire as conversas filosóficas, busco uma nova pratica, uma nova historia , uma experiência empírica que me transcenda dessa baboseira burguesa. Bom é isso... logo me cadastrarei.....bons pensamentos libertinos....feps267!

    ResponderExcluir
  6. Olá, feps267.
    Até hj ñ marcamos nenhuma interação pautada na filosofia sadista não. Mas já rolaram algumas pautadas na filosofia dionisíaca, q ñ é necessariamente tão diferente. Estamos sempre marcando encontros de diferentes níveis de interação. Adiciona nosso chat q a gente troca uma idéia. Estamos sempre abertos a novas propostas.
    group109667@groupsim.com

    ResponderExcluir