quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cerveja pode ajudar a fortalecer os ossos

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia e publicado pela revista especializada Journal of the Science of Food and Agriculture revelou que a cerveja pode ser uma fonte importante de silício, componente da dieta que contribui para melhorar a densidade óssea. Pesquisas mais antigas já indicavam a importância do silício para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. O mineral é encontrado no grão da cevada utilizado para a fabricação do malte da cerveja e também, em menor quantidade, no lúpulo.

O estudo do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade da Califórnia analisou cem marcas de cervejas comerciais e verificou que elas tinham uma quantidade de silício entre 6,4 e 56,5 miligramas por litro. Não existem, entretanto, recomendações mínimas para o consumo de silício, já que seu consumo não é considerado essencial.

O estudo indicou que as cervejas com as maiores quantidades de silício são as ales (cervejas de fermentação a temperaturas mais altas) claras e as lagers (com baixa fermentação ou fermentação a frio). Nas cervejas escuras, o processo de torração dos grãos de cevada reduziria a quantidade de silício. As cervejas feitas com trigo, segundo os pesquisadores, teriam uma quantidade pequena de silício.

Alguns nutricionistas advertem que os possíveis benefícios da cerveja podem ser cancelados pelo consumo excessivo de álcool, já que a ingestão de mais de duas unidades de álcool por dia aumenta o risco de fraturas dos ossos. As quantidades necessárias de consumo de silício são consideradas pequenas e seus benefícios para os ossos menos importantes do que os relacionados ao consumo de cálcio e vitamina D.

O estudo foi coordenado por Charles Bamforth, professor de ciências da cerveja na Universidade da Califórnia, num posto acadêmico patrocinado pela fabricante de cervejas Anheuser-Busch.


Oráculo: BBC Brasil

Um comentário:

  1. Aaah que beleza .. esse post só me favoreceu !!
    Nunca é demais fortalecer os ossos =D ! osteoporose longe de mim !

    ResponderExcluir