quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

De Olhos Bem Abertos

o derradeiro filme de Kubrick, De Olhos Bem Fechados, o gênio de Laranja Mecânica e 2001: Uma Odisséia no Espaço, não perde em nada para os últimos, que considero dois dos maiores filmes de todos os tempos.

simplificando-o de forma insultante, o filme trata de como as fantasias sexuais, quando reveladas, afetam o relacionamento de um casal.

todo mundo só fala da cena em que Bill Hartford (Tom Cruise), desnorteado após saber que sua mulher Alice (Nicole Kidman) teve uma fantasia sexual com outro homem, vai parar numa típica festa Dionisíaca: centenas de pessoas numa mansão, todos mascarados e fazendo sexo uns com os outros.







a mansão é um banquete, onde a magnífica refeição consiste de todas as fantasias sexuais que a sua mente conseguir conceber!

o anonimato, garantido pelo uso das máscaras, impede que a sua imaginação seja reprimida.



nesse sentido, o casarão representa o estado mental pelo qual Bill passava.. em choque pelo que lhe contou a mulher, ele liberou-se do pensamento monogâmico que lhe foi imposto pela instituição casamento.

no fim, o casal entende que de nada adianta lutar contra os fantasmas que assolam sua realidade monogâmica, e escolhem permanecer de olhos bem fechados até que a sua sobriedade seja novamente entorpecida por sonhos Dionisíacos.



"Bill: Você está certa disso?
Alice: Se estou certa? Apenas tão certa quanto estou que a realidade de um noite, deixada de lado aquela de uma vida inteira, pode algum dia ser a verdade toda.
Bill: E nenhum sonho é jamais somente um sonho."

e por que a maioria dos casais opta por permanecer de olhos bem fechados, quando uma das melhores coisas de um relacionamento é justamente compartilhar as mais íntimas confidências? por que a maioria dos casais não divide as suas perversões sexuais? por que um desejo sexual do parceiro pode ser visto como ofensivo para o outro? eu tenho a pretensão de ser absoluto para alguém no amor, mas não no sexo.

se a moral, a verdade,
são intrínsecas ao ponto de vista
e mesmo o tempo, a matéria
são relativos
por que dissimular-me-ia eu
em ser absoluto para você?

5 comentários:

  1. Acompanho seu blog há pouco tempo, Caio. Mas tô gostando bastante de seus textos, falando de prazeres e fetiches sem não-me-toques. Estou escrevendo pra perguntar se você já ouviu falar de Salò (ou os 120 dias de Sodoma), de Pasolini. Super recomendado. De olhos bem fechados é light perto desse: Salò aborda a condição humana, sob o ponto de vista fascista de uma meia dúzia de sadistas. Aterrador na primeira assistida; fiquei com o filme na cabeça por semanas. Enfim, só vendo pra você entender do que falo. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filme que baixei do nosso parceiro Cynicozilla. É interessante, mas acho que não se comparou à peça. Talvez porque a adaptação de Os Satyros tenha se aproximado mais da nossa realidade, talvez por que fosse menos parada que o filme. Ñ sei ao certo.

    Se não quer baixar, aposto que consegue o filme na Paradise ou nas locadoras do grupo Estação.

    ResponderExcluir
  3. a primeira vez que eu vi eu não gostei muito também..

    já aconteceu comigo com outros filmes, tipo Closer

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é perfeito. Para o Tom foi tão complicado largar o pudor.E o jogo de mentiras,verdades,traições,pensamentos secretos é muito louco,post hiper legal,parabéns.

    ResponderExcluir
  5. valeu Sapa!!

    é, o filme é bem complexo.. dei uma pesquisada, e os mínimos detalhes se interligam.. só que é muito difícil perceber a maioria das coisas.. o Kubrick é um crânio.. quando ele morreu tava fazendo um filme sobre o Napoleão.. é uma pena que não tenha concluído

    ResponderExcluir