terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Parábola das Duas Margens do Rio

Uma jovem morava em uma pequenina ilha bem no meio de um rio. De sua casa, ela observava as pessoas que moravam em cada uma das margens. Em um lado, pessoas que viviam na mais perfeita harmonia. Tudo ali corria sempre bem e eles pareciam o modelo de tranqüilidade. Ela dizia que eles eram os Certos. Na margem oposta, viviam aqueles que ela chamava de Entusiasmados. Faziam barulho e festejavam o tempo todo, com grandes sorrisos estampados em suas faces. Vez ou outra brigavam, mas sempre pareciam estar bem de novo na manhã seguinte.

A correnteza fluía do lado entusiasmado para o lado certo. Se algum Entusiasmado resolvia ir para o lado certo, a passagem era muito fácil. Se um Certo tentava ir para a margem oposta, o processo era muito difícil e poucos realmente conseguiam. Os do lado entusiasmado, no auge de sua euforia sempre gritavam tentando convencê-la a nadar até eles. Até presentes eles enviavam, mas ela tinha muito medo. Os que viviam na margem certa nunca tentavam nada.

Um dia ela gritou para os Certos:

— Aqueles que vivem do outro lado sempre tentam me convencer a ir para lá. Por que vocês nunca me convidam para ficar com vocês?

Alguém lhe respondeu:

— O rio também é nosso. Quanto mais tempo você ficar aí, mais se tornará uma de nós.





Este texto foi inspirado em um do Reverendo Azaziel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário