quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Temperatura de serviço

Não agüento mais ouvir que o vinho deve ser bebido à temperatura ambiente. Isso só é verdade pra Europa, onde se popularizou consumo do vinho. Só que a gente mora em terras tropicais, porra! Já vi amigos meus dizendo isso em pleno verão carioca. É revoltante.

Por que esses pseudo-europeus não fazem isso com a cerveja? Na Inglaterra, o povo bebe o suco de cevada a 12ºC, mas eu banco a noite do fodão que ficar tomando sua itaipava a temperatura ambiente aqui nos trópicos. [Atenção, promoção não-válida para o inverno do Sul.]

Voltando aos vinhos... Cada vinho deve ser servido a uma temperatura específica, de modo que suas características sejam acentuadas. A maior parte das adegas possui controle de temperatura pelo painel. Existem também termômetros específicos pra baldes de gelo.

  • Espumante Brut = 6ºC a 8ºC
  • Brancos Secos = 10ºC a 12ºC
  • Rosês = 12ºC a 14ºC
  • Tintos Jovens = 14ºC a 16ºC
  • Tintos Envelhecidos = 18ºC
Também pode colocar os espumantes direto no congelador. Os outros você bota na geladeira, sendo que brancos e rosês você retira na hora de servir e os tintos você retira uns 5 a 10 minutos antes.

Um comentário:

  1. realmente aqui em Portugal o tinto é a temperatura ambiente, o verde,rosé e champanhe é bem frequinho , mas tens razão , pois as temperaturas ambientes são diferentes nos 2 países , eu ca bebo o tinto directo da minha garagem que ta todo ano por volta dos 3ºc a 15ºc máximo

    ResponderExcluir