terça-feira, 13 de julho de 2010

Vinho brasileiro é destaque lá fora

Saiu uma matéria pra lá de batuta na seção Vida Útil da revista Época desta semana. Selecionei algumas informações para partilhar com vocês.

Numa espécie de versão vinícola da Copa do Mundo, 11 países produtores de vinhos merlot se enfrentaram, em Londres, diante de 40 juízes. Sem saber o que bebiam, esses sommeliers, enólogos, críticos e importadores deram notas a cada amostra provada. Oito vinhos brasileiros ficaram entre os dez melhores! Confira a lista dos vinhos que se destacaram na competição em ordem alfabética (a ordem das notas não foi divulgada).

Cavalleri Pecato Merlot Reserva 2005
Don Laurindo Merlot Reserva 2005
Larentis Reserva Especial Merlot 2004
Michelle Carraro Merlot 2005
Milantino Merlot Reserva 2004
Pizzato Single Vineyard Merlot 2005
Vallontano Merlot Reserva 2005

Nós desbancamos vinhos de países com muito mais tradição, como o francês Reserve de Mouton Cadet St. Emillion 2005, o espanhol Torres Atrium Merlot 2006, o italiano Planeta Merlot 2004, o argentino Norton Barrel Select Merlot 2004, o estadunidense Gallo Merlot 2006, o neozelandês Montana Merlot Reserva 2005 e o australiano Berri Estates Merlot 2006.

Só participaram da competição amostras que custavam no máximo o equivalente a R$ 45,00 (considerando o preço de custo para o importador na Inglaterra). Algumas amostras, no entanto, custavam apenas um terço deste valor.

As degustações foram coordenadas por Dirceu Vianna Junior e serviram de base para seu trabalho de conclusão em um dos mais rigorosos e prestigiados cursos do setor no mundo, o do Institute of Masters of Wine. Ele vive há 20 anos na Inglaterra e é o único brasileiro com o título de master of wine.

O vinho brasileiro não foi destaque só nesta competição. Em maio, o International Wine Challenge 2010, em Londres, premiou dez rótulos do Brasil. As vinícolas brasileiras haviam enviado apenas 32 amostras de vinhos e espumantes.

O crítico Tim Atkin, do Times de Londres, publicou uma seleção de vinhos de sete países que disputaram a Copa do Mundo de futebol e citou o espumante brasileiro Miolo Millésime Brut 2006 como sendo o melhor da América do Sul. Dias antes, Will Lyons, em sua coluna de vinhos no The Wall Street Journal, elogiou a produção do Vale dos Vinhedos no Sul do Brasil. E um painel de degustação montado pela revista alemã Weinwirtshaft concedeu 93 de 100 pontos ao vinho Pizzato DNA99 Single Vineyard Merlot 2005.


Conheça mais sobre a produção de vinhos no Brasil ou veja estas ótimas dicas para comprar assim que terminar de ler o post. Se provar e gostar, diga o que achou nos comentários.

Evoé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário