domingo, 26 de dezembro de 2010

Tommy e o Cristianismo - Parte I

Nesta época natalina, resolvi desenterrar e discutir questões do melhor filme de todos os tempos
O fato de o filme ser baseado em um disco de 1969 da banda The Who - que é a minha favorita - fazem eu superestimar a obra , obviamente.

Mas fora esse detalhe ainda assim é uma bela obra para não-fãs da banda.

Tommy foi a primeira ópera-rock composta. Por isso não ache que o Green Day inventou o estilo com seu mediano American Idiot, que inclusive é baseado em sua essência em uma outra ópera-rock do Who chamada Quadrophenia, mas não vem ao caso.

O conceito de opéra-rock é devido às letras das músicas formam uma história quando juntas.

Devido a uma união magistral de músicas apoteóticas e uma história que levantava questões morais e principalmente religiosas, acabou virando filme em 1975.

A história fala sobre o garoto chamado Tommy que após ter visto sua mãe e seu padastro matarem seu pai, fica cego, surdo e mudo. Sem interface nenhuma com o mundo exterior, vive em um mundo paralelo. Cresce e se torna o campeão de pinball se tornando um líder da juventude. Quando Tommy quebra o espelho recupera todos os seus sentidos perdidos e lidera uma legião de jovens que o vêem como um novo messias. Essa mesma legião se revolta contra ele por ver que se tratava de um falso messias.

Em várias partes da história se questiona o catolicismo. Por vezes, bate de frente.

Esta cena abaixo não é um simbolismo do quão importante é a "salvação divina".

A cena se passa durante uma festa de natal enquanto eles interpretam a música ... Christmas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitQR8-xpmP_AceA_pwP7AFCLRe1uDqz_jOVZYoQ9BOVNJkQA32N2B9R-c3aDZucV7Z0NkpwewQtaOOjVmvFgJjzcKtV-wTVUD95Q9Yd4EHMEAmdpvTEZka2XyHevt6Rs9xwEXoEl80wWio/s1600/tommy+1.JPG

Esta é a cena que sua mãe começa a sua incansável luta para libertar a alma do filho. Em nenhum momento ela chega a questionar o bem estar terreno, vamos dizer assim, do filho.

A salvação do inferno é o mais importante. Infelizmente para a mãe, o garoto não conseguiu absorver os ensinamentos espirituais.

Mais uma pergunta: Que diabos uma pessoa que não consegue enxergar, falar e ouvir pode cometer?

Ou será que ela quer que ele se recupere para ai sim ser uma pessoa passível de cometer pecados e de ser perdoado pelos mesmos ?

Ser perdoado dos pecados não é a chave para se ir pro céu ?!

Ah, se não existissem os dogmas ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário