quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Descoberto o gene dionisíaco!

Pessoas com variantes de um determinado gene são mais propensas a ter comportamentos promíscuos. Outros estudos também ligaram o gene ao alcoolismo, jogos de azar, e abertura social. É isso mesmo! Características e personalidades mal vistas pela sociedade podem ter causas genéticas.

Segundo novo estudo, uma versão particular do gene receptor de dopamina chamado DRD4 está ligada à tendência das pessoas em relação tanto à infidelidade quanto a noites de sexo descompromissado.

Os pesquisadores da Binghamton University em New York reuniram um histórico detalhado do comportamento sexual e dos relacionamentos de 181 adultos jovens. Eles também coletaram amostras de DNA dos voluntários, e analisaram as amostras para checar a presença do gene DRD4. Os resultados mostraram que os indivíduos com uma determinada variação do gene DRD4 tinham mais probabilidade de ter um histórico de sexo descompromissado, incluindo ficadas de uma noite e atos de infidelidade.

Pessoas com alguma variante do gene foram cerca de duas vezes mais propensas a relatar histórico de encontros casuais do que as pessoas sem a variante do gene e metade das pessoas com o gene informou ter cometido infidelidade no passado, em comparação com 22% das pessoas sem a variante.

A motivação parece resultar de um sistema de prazer e recompensa, no qual certos atos cometidos pelas pessoas com o gene causam a liberação de dopamina no organismo.

Porém, muitas pessoas sem este genótipo tem o mesmo tipo de atitude. O estudo apenas sugere que uma proporção muito maior de pessoas com este tipo genético são propensas a ter tais comportamentos.

No passado, o mesmo gene já foi ligado a vícios como alcoolismo ou jogos de azar, e até paixão por filmes de terror. Outro estudo do gene também o ligou a uma maior abertura para novas situações sociais, por sua vez relacionada com o liberalismo político.

Em outras palavras, tudo que se diz desse gene tem a ver com o que pregamos aqui na SD. E se você duvida da relação entre filmes de terror e Dionísio, clique aqui. Se duvida da relação entre Baco e o liberalismo político, clique aqui.

[Oráculo: Hype Science]

Um comentário:

  1. Esse foi um dos melhores artigos que li aqui até hoje. Isso só deixa claro que não é pra qualquer um. ^^v

    ResponderExcluir