sexta-feira, 24 de julho de 2009

Mostra Satyros no Rio

O grupo paulista que fez sucesso na Europa está no final de sua curta temporada aqui no Rio. Peço desculpas por só avisar agora, mas antes tarde do que mais tarde. A companhia está comemorando 20 anos e trouxeram para o Rio 5 montagens suas: Filosofia na Alcova, 120 dias de Sodoma, Justine (estas três compõem a trilogia da libertinagem, do Marquês de Sade), Liz e Monólogo da Velha Apresentadora.

Já tinha lido coisas boas sobre eles e sempre fui muito a fim de assistir alguma coisa. Quando um amigo me avisou que estavam no Rio, mal pude conter minha excitação. Assisti a 120 dias e Justine no mesmo dia, ambas muito boas na minha humilde opinião. Gente pelada no palco boa parte do tempo (principalmente em 120 dias), muita crítica ácida e apologia à libertinagem nas duas peças. Achei uma crítica que bate com minha opinião e com a de quem viu as 3 primeiras peças e conversou comigo, mas deixo aqiu uma breve descrição de todas as histórias pra quem quiser uma introdução.

  • Filosofia na Alcova: Uma jovem é ensinada por 2 libertinos sobre os prazeres do sexo. A mãe dela não aprova a idéia e entra numa discussão contra os libertinos e a própria filha, que criticam os falsos moralismos pregados pela senhora.
  • 120 Dias de Sodoma: 4 nobres (comparados a nossos políticos) seqüestram várias crianças e as levam para um castelo isolado, onde praticam inúmeras perversões durante 120 dias.
  • Justine: Duas irmãs ficam orfãs e, com o mesmo tanto de dinheiro, seguem caminhos opostos. Uma se prostitui, fica famosa e se torna muito rica ainda jovem. A outra, fiel à moral cristã, relata as desventuras por qual passou em sua vida infeliz.
  • Liz: Elizabeth I é informada sobre as ideias hereges debatidas na Escola da Noite, antro de perversão onde se questiona a anestesia de Deus e a soberania da rainha.
  • Monólogo da Velha Apresentadora: Febe Camacho está furiosa com o sequestro de sua empregada e a exigência de resgate pelos bandidos.

Pelo nome, pelas pessoas peladas, pelas cenas de "sexo", e pelos debates que sugerem quebra de valores, Os Satyros merecem o selo dionisíaco de qualidade.

As três primeiras já saíram de cartaz. Liz será apresentada de hoje (24) a domingo (26) às 21h. O monólogo é só neste fim de semana, às 18:30.

Serviço:
Mostra Os Satyros no Rio
Liz e Monólogo da Velha Apresentadora
Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
24 a 26 de julho de 2009
R. Humaitá, 163 - Humaitá - Tel.: 21. 2266 0896
Lotação: 130 lugares
Ingressos: $30 (meia entrada para estudantes e maiores de 65 anos)
Bilheteria: de terça a domingo das 14 às 22h
Acesso para deficientes físicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário