sábado, 25 de julho de 2009

Cidade do Pesadelo

O título é de filme de terror, mas trata-se de um filme de ficção científica muito do ruim. "Então porque raios você está dando o selo dionisíaco para este filme?" pergunta o amado leitor. A intenção do selo não é recomendar coisas boas, mas certificar empreendimentos de alguma forma inspirados pela filosofia dionisíaca. Ainda assim, parece estranho que um filme de ficção e ação possa ter algo a ver com o deus grego da liberdade, mas tentarei explicar.

A história se passa em 2035, em uma sociedade cheia de gente feliz. Todos usam um chip implantado no cérebro que amplia suas faculdades mentais entre outras coisas, que passou a ser usado após o colapso da internet. Há, porém, um grupo de rebeldes que pretende derrubar o governo e mudar o sistema. Mas o que os rebeldes têm a oferecer em um sistema tão simpático?

Acontece que os chips são um receptor que faz com que as pessoas vivam uma falsa realidade. A sociedade que enxergam é uma mera ilusão. Eu sei que tem um quê de matrix nisso tudo, mas não vamos nos prender a detalhes. Os poderosos recolhem os impostos da população e os usam o dinheiro inteiramente para si, e ninguém se dá conta disso nem faz nada para mudar a situação. Os rebeldes levantam a bandeira da liberdade contra uma situação que os transforma em escravos da ilusão.

O filme me parece interessante pela associação óbvia entre o que acontece no filme e no nosso sistema político, em que alguns políticos vivem em mansões construídas com nossos impostos equanto há uma população muitas vezes miserável. Poucos questionam o sistema, pois os poderosos possuem um aparato para iludir o povo, como obras chamativas, jogos panamericanos, grandes xous abertos e a própria TV. Não que essas coisas não sejam legais, mas acho que isso impede (ou pelo menos atrapalha) que a verdade seja vista, questionada e mudada.

Aliás, outro ponto é a liberdade pregada pelos rebeldes. Seríamos também escravos da ilusão? As pessoas do filme eram felizes sem saber da verdade. A ignorância é mesmo uma virtude? Fica a dica de debate. E providenciarei uma cópia desta obra prima pra quem quiser assistir. Recomendo que vejam bêbados e com vários amigos pra ficar menos entediante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário