quarta-feira, 22 de julho de 2009

Medo de Sexo (ou sexo de medo)

Bom, eu tenho um apreço grande por filmes de terror. Sim, sim, filmes de terror... Apesar de não ter gostado da maioria que eu vi.. Parece um paradoxo? Talvez seja... Mas é por que gosto da categoria de filme, do que define um filme como sendo de terror, o que não quer dizer que eu tenha tido muito contato com filmes que explorem bem a idéia... Deu pra entender? Espero que sim.

Bom, mas o que isso tem a ver com Dionísio?
Bom, eu estava procurando imagens na internet que estivessem relacionadas com a temática (terror), para um projeto meu aí que não vem ao caso... o interessante é que nisso eu achei um site que trazia uma relação de filmes de terror pouco conhecidos... e eu fui observar os tais filmes...
Não é que eu reparei que eles têm muito a ver com sexo??


Por que é tão comum filmes de terror terem a ver com sexo?
Pq costumam ter mulheres lindas e semi-nuas com mto sangue e sujeira??
Por que esse tesão pelos monstros correndo atrás dessas mulheres?
Ou por que essa associação tão grande de mulheres com o terror?
Bom, acho q responder isso pode ser uma tese de mestrado de alguém que quiser, pq eu dispenso. Mas dá pra pensar alguma coisa aqui... vejamos...
Talvez, a relação entre terror e mulheres seja só uma combinação estranha de machismo social generalizado e a tentativa de atrair pessoas para o gênero... mas essa explicação pra mim parece pouco...
Por que as mulheres estariam associadas ao terror? pq o sexo também?


Bom, se formos olhar nossas tradições cristãs, sexo livre, ou de qualquer forma que não for entre cônjuges e para a reprodução, é pecado, segundo a norma do feudalismo... ou seja, o sexo como lidamos com ele hoje seria considerado promiscuidade, ou seja, pecado.

Pecado vem sempre associado de uma coisa simples... demônios. São eles que nos fazem pecar, em geral, ou, quando não é isso, eles sao a personificação do pecado, do mal, do ruim... Me parece que todos os tipos de monstros são, de certa forma, traduções da figura do demônio para várias formas. Sempre os monstros estão ligados ao mal, nem que seja sem querer (o monstro de Frankenstein, por exemplo), sempre são ligados a coisas que estão distantes do bem, da luz, da paz.. dos símbolos de Deus. Ou seja, o que é ligado ao demônio, à escuridão, à imoralidade, é o tema de filmes de monstros... talvez o sexo se inclua aí...

E por que as mulheres? esse é mais simples. Numa sociedade machista como a nossa, reduzir a mulher a uma fonte de tesão é básico para se impôr à mulher que o centro de sua vida é dar prum cara e arranjar um marido. É preciso que a mulher seja vista como aquela que é ligada ao sexo, ou seja, que ela seja símbolo de sexo, como de fato é na nossa sociedade, para que ela passe a ser jogada para a sua função de social de reprodutora como prioridade na sua vida; seja por que elas aceitam e reproduzem isso, seja por que são pressionadas pelos homens. Além disso, a monogamia, historicamente, só existe para mulheres e não pra homens. Se uma mulher for libertar-se da opres~sao machista, ela tem muita necessidade de lidar de maneira diferente com a sexualidade, e isso a põe no campo do pecado, da imoralidade, do mal, do demônio e dos monstros.. dos filmes de terror.
Simples? Óbvio? pra mim parece..!
Valeu, gente, até a próxima postagem!
Mta paz, sexo & rock n' roll a todos e todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário