quarta-feira, 15 de julho de 2009

Bordel Ecológico

Um bordel em Berlin está oferecendo desconto para os clientes que forem de bicicleta ao local. O Maison d'envie cobra 5 euros a menos (cerca de R$13,00) de quem for pedalando ou comprovar que utilizou o transporte público. A taxa habitual é de 70 euros para 45 minutos de diversão e o desconto nem parece tão significativo, mas o proprietário, Thomas Goetz, afirma que têm de três a cinco clientes novos por dia que vão lá aproveitar a promoção.


A medida surgiu como maneira de atrair mais clientes para o estabelecimento, que começou a sofrer com a crise financeira, mas também possui uma preocupação ambiental. Goetz diz que o trânsito na vizinhança melhorou e os estacionamentos não estão tão lotados. A saúde dos clientes também agradece.

Há um movimento em vários países que luta pelo uso de bicicletas contra a poluição. E o mais divertido é que eles fazem a campanhado jeito que vieram ao mundo. Segundo o site do World Naked Bike Ride, eles andam pelados pra demonstrar a vulnerabilidade dos ciclistas nas ruas e protestar contra a dependência do óleo. É também uma celebração do ciclismo e do corpo humano.


Não sei como andam as estatísticas mundiais, mas o Instituto Estadual do Ambiente informa que 77% dos poluentes emitidos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro são provenientes do tráfego veicular. Talvez fosse uma boa idéia começarem a criar promoções verdes por aqui também.

Em tempo. Paris desde 2007 oferece um serviço de bicicletas a seus cidadãos. Dá pra usar de graça por 30 minutos ou pagar um euro pra usar por 24 horas. A experiência já deu certo em outras cidades européias como Copenhague, Viena, Genebra, Barcelona e, na própria França, em Lyon. O nome do projeto é Velib: contração de "vélo" (bicicleta) e "liberté" (liberdade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário