sábado, 4 de abril de 2009

Pillow Fight: a batalha que continua até acabar o.Ô

De acordo com a “deusa do conhecimento pós-moderno”, Wikipédia, Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público que depois de fazer uma determinada ação previamente combinada se dispersam tão rápido quanto se reuniram.

Essas manifestações têm se multiplicado e algumas já conseguem reunir um grande número de adeptos, como é o caso da Zombie Walk, que já está caminhando para a terceira edição no Rio de Janeiro.

Às 17 horas de hoje, dia 04 de abril, teve início um desses eventos no Largo do Machado, Rio de Janeiro, e foi chamado pelos seus idealizadores de Pillow Fight (por que raios em inglês?). Aproximadamente 200 pessoas estão em uma praça carregando seus travesseiros debaixo do braço, à espera de uma oportunidade para atacar alguém.

Arlindo Pereira "Nighto", criador da comunidade da Pillow Fight no Orkut, postou as seguintes regras a serem seguidas no evento:

1- Espalhe o Pillow Fight Club para todo mundo, todo mundo mesmo! Convide seus amigos.
2- Traga a almofada/travesseiro dentro de um saco grande, ou de lixo. (Para não ficar evidente)
3- A batalha começa às 17 em ponto, NÃO antes. O ideal é chegar um pouco antes, e vaguear pelo resto do local. Só às 17:00 vá para o ponto designado e tire a almofada do saco.
4- Se uma pessoa protestar, ou não tiver almofada, não poderá lutar com ela.
5- É proibido lutar com outros objetos que não são almofadas, colocar coisas pesadas dentro das almofadas/travesseiros, ou usar violência.
6- São proibidas manifestações políticas ou ideológicas.
7- A batalha continua até acabar.
8- Se houver imprensa presente, a resposta oficial a qualquer pergunta é "Vim agora da Rua da Alfândega*, fui lá comprar travesseiros. Passei aqui no Largo do Machado e de repente me jogaram no meio disto."
(* Podem substituir pelo que quiserem, desde que venda almofadas/travesseiros. O importante é fingir-se de despercebidos e não caírem no jogo dos jornalistas.)
9- Ajude a limpar no final! Quando a batalha acabar, verifique se há alguma almofada que não tenha sobrevivido.

Além dessa relação bizarra de regras (não acho adjetivo melhor pra descrevê-las), o post vem seguido de outra recomendação do idealizador, pedindo que, caso os participantes queiram utilizar travesseiros com penas, que usem os de penas sintéticas, para evitar maltrato aos animais.

Por não ter qualquer finalidade nobre, a Pillow Fight se torna um evento ainda mais peculiar.

Mas não é só o Brasil que se dispõe a organizar manifestações esdrúxulas. Em Julho de 2006 ocorreu um Flash Mob global e aparentemente engajado: o World Jump Day (Dia Mundial do Pulo). Esse foi um caso específico de Flash Mob e hoax (histórias criadas para mobilizar um grande número de pessoas por uma questão inexistente), que se propunha a mover a órbita da Terra com o objetivo de acabar com o aquecimento global. Apesar de aparentar sério, o WJD não passava de mais um evento sem propósito.

Acho melhor encerrar por aqui, antes que eu continue a ter idéias pra outros Flash Mobs.

Will diz: Pegam um evento de algum sucesso, tiram todo o sentido e ficam só com a parte mais imediata dele. Apesar de como eles mesmos se definiram, o Pillow Fight não é flash mob. Faz parte de um outro tipo de movimento chamado urban playground. Ao contrário do que a pobre versão brasileira diz sobre serem proibidas manifestações políticas ou ideológicas, o site internacional dá ao evento um caráter absurdamente ideológico: "Um dos objetivos é fazer com que estes happenings únicos se tornem parte importante da cultura popular, substituindo em parte o consumo passivo e não-social, como assistir TV, e conscientemente rejeitando o mal nas cidades causado pela publicidade sem fim nos espaços públicos. O resultado, esperamos, será uma comunidade global de participantes, não consumidores..." Protesto inusitado e significativamente transgressor. Acho que Dionísio se orgulharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário