quarta-feira, 22 de abril de 2009

Lixão do Pacífico

O deus pós-moderno Google me avisou que hoje é o Earth Day, uma data estabelecida pelo senador americano Gaylord Nelson em 1970. A idéia era criar uma rede nacional para cobrar das autoridades uma preocupação com o meio ambiente. 20 milhões de pessoas participaram de protestos naquele ano.

Isso me motivou a postar aqui uma notícia de um protesto deveras interessante que está para acontecer. David Mayer de Rothschild, vai fazer a travessia do Pacífico em um barco feito de material reciclado e movido a energias renováveis chamado Plastiki (patrocinado por empresas como a HP e a Kiehl's). O motivo? Mostrar a urgência da humanidade reduzir seu padrão de consumo dos recursos naturais. A viagem de 22.000 quilômetros do Plastiki durará um ano. De Rothscild partirá de Los Angeles rumo a Sidney, passando por lugares como Havaí e Tuvalu e podendo ser surpreendido por algum ciclone no caminho.

A idéia surgiu quando ele leu um artigo falando sobre o Giro Subtropical do Norte do Pacífico. Correntes oceâncias levam pra essa região boa parte do plástico jogado ao mar. O resultado é um lixão em alto mar com o tamanho do estado do Pará. Só no Pacífico existem mais três como este. De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, cerca de 3 milhões de aves marinhas e mais de 100 mil mamíferos marinhos morrem anualmente por causa da ingestão de dejetos flutuantes.

Você não precisa ser herdeiro da dinastia de banqueiros mais famosa da Europa ou suicida como David Mayer pra fazer algo pelo planeta. Qualquer coisa vale. Se contagiar mais gente, melhor ainda. Só não vale ficar parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário