quarta-feira, 23 de junho de 2010

o que você procura num parceiro?

visitando um blog de discussões sociológicas (http://contexts.org/socimages/), encontrei o seguinte interessante gráfico:
ele refere-se a uma pesquisa que objetivava comparar as características que as pessoas esperam de um parceiro(a) com as características que os parceiros possuem quando a pessoa está em uma relação amorosa.

as pessoas classificaram, em escala de 1 a 10, o nível de importância dos atributos beleza, personalidade e riqueza na escolha de um parceiro (a média das notas encontra-se na coluna esquerda). adicionalmente, as pessoas que se encontravam em um relacionamento deram notas para o seu parceiro(a) nos mesmos atributos: o resultado entre a correlação da variável "nível de importância de um atributo" com a variável "nota de um atributo do parceiro(a)" é expresso na coluna direita.

a grosso modo, o significado da correlação deve ser entendido assim: quanto mais próximo o número de 1, mais o que a pessoa espera tem a ver com a características que os parceiros têm em suas relações; por outro lado, quanto mais próximo de 0, mais o que a pessoa espera nada tem a ver com o que ela encontra na relações amorosas.

a partir dessas ideias, tiramos as seguintes conclusões do gráfico:
  • o nível de riqueza esperado por alguém em um parceiro não tem muita relação com a riqueza de seus parceiros passados ou futuros. isso significa que, aparentemente, a riqueza é um critério pouco relevante na escolha de um parceiro. ou, ainda, pode querer dizer que as pessoas mentem (provavelmente até para si mesmas) dizendo que não ligam para riqueza (quando na verdade consideram-na importantíssima) ou vice-versa.
  • a importância dada à personalidade para uma pessoa ser um parceiro em potencial tem pouca relação com a nota atribuída à personalidade dos parceiros. ou seja, as pessoas parecem ser mais coerentes com relação às suas expectativas de personalidade.
  • o nível de beleza esperado em um parceiro é coerente com o nível de beleza dos parceiros em relações amorosas. em particular, isso diz que pessoas que dizem que a beleza é importante costumam se relacionar com pessoas "bonitas", enquanto que pessoas que não dão muita importância à beleza costumam se relacionar com pessoas "feias".
outro dado interessante, é a ordem de preferência dos atributos por sexo:
  • homens: 1. personalidade, 2. beleza, 3. riqueza
  • mulheres: 1. personalidade, 2. riqueza, 3. beleza
lembre-se que, tanto para homens quanto para mulheres, a importância atribuída aos atributos personalidade e riqueza não corresponde muito ao que é encontrado em parceiros, enquanto que o atributo beleza apresenta maior coerência entre o que se espera de um parceiro e o que se encontra nos relacionamentos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário